09-6-2009

SEJA MUITO BEM VINDO AO BLOG DA CDU RIACHOS





quarta-feira, 17 de julho de 2013

CDU Riachos reúne com Grupo de Forcados Amadores de Riachos

CDU de Riachos reúne com associações e instituições

Na segunda-feira, dia 15 de julho foi a vez dos candidatos da CDU à Freguesia reunirem com a mais jovem associação da Vila. O Grupo de Forcados Amadores de Riachos. Em Riachos a arte de pegar touros é bastante antiga, existindo referências a grupos de forcados desde 1847. Um dos grupos que existiu em Riachos era tão notável que foi convidado para a inauguração da praça de touros do Campo Pequeno em Lisboa, a 18 de Agosto de 1892. Sendo a primeira pega nesta praça feita por este grupo. Apesar de mais recentemente se assistir durante muitos anos à ausência de qualquer grupo em Riachos várias tentativas foram feitas para reativar o Grupo de Forcados o que aconteceu em 2011. Ressurgiu então o atual Grupo de Forcados Amadores de Riachos. Mas, como seria de esperar na época de crise à qual os “inteligentes” políticos que têm governado o país nos conduziram, é mais uma coletividade asfixiada pelas razões que conhecemos à espera de um empurrão das gentes de Riachos e de um maior empenho por parte dos responsáveis autárquicos para que a tradição nesta terra não se perca e para que o nome da Vila de Riachos seja novamente ouvido no meio taurino. Para além das muitas dificuldades vividas por esta associação a necessidade de uma sede com as condições mínimas adequadas é uma das prioridades. Merecendo este Grupo a atenção dos Riachenses e aficionados da tauromaquia. Outros aspetos foram focados que merecem igual e considerável atenção e empenho.

Estiveram presentes nesta reunião a acompanhar António Júlio Pereira Jorge, cabeça de Lista, Carlos Duarte, Carina Fernandes, Carlos Sousa, Maria da Luz, Pedro Carvalho, José Manuel Gonçalves e Ana Paula de Jesus que durante cerca de duas horas conversaram com o Cabo do Grupo de Forcados, Carlos Branco e com os forcados, André Gonçalves, Pedro Correia, Paulo Branco e Luís Azevedo. Estando presentes também outros amigos do Grupo.

A este Grupo de Forcados de Riachos a CDU agradece a possibilidade deste encontro desejando-lhe o maior sucesso e a merecida atenção felicitando todos os elementos pela sua coragem ao pegar de caras este projeto que consideramos ser mais um importante contributo para manter de pé uma arte com tradição, bastante antiga das gentes de Riachos!

Os nossos agradecimentos ao G.F.A.R.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário